sábado, 22 de março de 2014

VISITA DE ESTUDO DA UNIVERSIDADE SÉNIOR CONTEMPORÂNEA AO PATRIMÓNIO CULTURAL, ARTÍSTICO E RELIGIOSO DE BRAGA


Visita de Estudo da USC a Braga

A Universidade Sénior Contemporânea do Porto (Usc) irá realizar no próximo dia 28 de Março uma visita de estudo de um dia inteiro à cidade de Braga, numa organização desenvolvida no âmbito da cadeira de Património Cultural e Paisagístico Português para toda a comunidade académica da USC.

PROGRAMA

9h 00 - Concentração nas instalações da USC

9h 15 - Partida para a cidade de Braga

10h 00 - Chegada a Braga e início da visita de estudo:
A nossa visita inicia-se no centro interpretativo da Câmara Municipal de Braga, no Posto de Turismo. Seguimos para a Catedral de Braga onde visitaremos a igreja e o Tesouro-Museu. 
Seguimos para o Arco da Porta Nova, monumental entrada da antiga muralha 
medieval, num conjunto escultórico do arquiteto bracarense André Soares. 
Subimos a Rua D. Diogo de Sousa e faremos uma curta paragem no Largo do 

Paço, antigo Paço do Arcebispo de Braga. Continuamos o nosso percurso pela Rua de S. Marcos onde podemos visitar a Casa dos Crivos. Seguimos para o Largo Carlos Amarante (importante arquiteto do tardo-barroco e neoclássico bracarense), onde se visitará a Igreja de Santa Cruz (ex-libris da arquitetura barroca e do simbolismo da Paixão de Cristo) e de S. Marcos.

13h 00 - Almoço no Restaurante Centurium, Hotel Bracara Augusta.

De tarde viagem para o Santuário do Bom Jesus do Monte, com toda a explicação da história patrimonial e simbólica, presente neste monumento.
Partida para o Santuário Mariano mais visitado do Norte de Portugal, no Monte do Sameiro, visita à Basílica e a todo o conjunto arquitetónico.

18h 00 - Fim da visita. Regresso à cidade do Porto (instalações da USC)


Uma iniciativa

Nenhum comentário: